Mural
Frases Gandhi
O
amor e a verdade estão tão unidos entre si que é
praticamente impossível separá-los. São como
duas faces da mesma medalha
Não
acredito que um indivíduo possa progredir espiritualmente,
enquanto aqueles que o cercam estão sofrendo
Quem
busca a verdade, quem obedece a lei do amor, não pode estar
preocupado com o amanhã
sábado, 4 de abril de 2009
Visão Geral
A Comunidade Alternativa
O que é uma comunidade?
O que representa a decisão de formar uma comunidade?
Como escolher a terra?
Registro da terra
Como se mudar?
Primeiros dias na terra
Planificação da comunidade
Subsistência da comunidade
Departamentos
Projetos sociais
O que é uma comunidade?
É uma organização grupal, rural ou urbana, que visa integrar as pessoas em divisão de tarefas e bens minimizando as dificuldades do mundo externo e vigente, como uma saída viável de vida equilibrada em todos os sentidos e planos, em contato com a natureza e dando possibilidades a todos seus membros de se desenvolverem interiormente, expandir suas consciências e realizar o ser integral em comunhão com o mundo interno e a sociedade vigente.A comunidade tem a possibilidade de dar a seus membros uma vida completa e verdadeira, equilibrada e harmônica, desenvolvendo todos os planos, desde o físico, o emocional, o mental e o espiritual, participando de atividades sociais, culturais, artísticas, educacionais, espirituais, terapeuticas, etc.
Enfim, é um termo amplo, mas que se resume em uma organização grupal humana que visa encontrar as alternativas de vida, o Bem Comum e a Realização do Ser.
O que representa a decisão de formar uma comunidade?
Acreditamos que um dos maiores motivos de formação comunitária se deve ao "inconformismo"com o sistema vigente em seus múltiplos aspectos: social, económico, religioso, educacional, cultural e espiritual. Quando vemos que um sistema já não nos satisfaz mais, criamos um sistema paralelo para substituí-lo e é que o que denominamos de "alternativo". A revolta interna em relação ao que acontece externamente, a busca de soluções, a experiência com o sistema vigente conhecendo suas deficiencas, a injustiça social e econômica, a educação intencionalista para o sistema consumista, etc. A pressão familiar, das religiões e da sociedade, as escolas, a necessidade econômica, a pressão comercial e industrial, a poluição em todos os sentidos, a falta de humanismo, de espiritualidade, a falta de tempo útil para as artes, a cultura e o desenvolvimento interno; enfim, uma série de razões fizeram e fazem (e farão) com que surjam sistemas alternativos visando anular estes aspectos negativos do cotidiano para alcaçar um estado interno integro.
Maiores problemas na mudança de sistema é o da
adaptação a nova vida, que para a maioria, deve ser graduativa, pois causa um impacto tanto para quem vai quanto para quem fica e os aspectos familiares pesam, pois surge uma nova família para aquele que optou por essa nova maneira de viver.Os benefícios para o mundo do futuro são incontáveis, pois teremos um mundo mais equilibrado e harmônico em todos os níveis e planos, mais justo e humano, espiritualizado e socializado, educando-se integralmente os seres, teórico e praticamente, dando-se as crianças um futuro de esperanças reais para uma nova e bem aventurada vida.
Como escolher a terra?
Acreditamos que é importante limitar o número de membros de acordo com o tamanho da terra adquirida, com folga, sem necessides extremas ou urgentes. Buscar uma área com reserva florestal, fauna, flora, plantações, lazer, etc... Seriam 2 hectares por pessoa, para cada membro da comunidade.
com reservas ecológicas, áreas de lazer, cultura, práticas terapêuticas e artísticas, agricultura natural, espiritualismo, construções harmônicas com a natureza e o meio ambiente, paisagismo ecológico, etc.A terra deve estar situada em lugar seguro, de preferência em lugar montanhoso (mais protegido) e com nenhuma tendencia para instalação de indústrias, estradas federais, exploração de minérios, etc. Procurar terra que tenha água de fonte, nascente dentro da terra, estrada de acceso razoável, fertilidade do solo boa e um pequeno pomar de preferência e assim que mudar, plantar o máximo de árvores frutíferas possíveis.
Registro da terra
Achamos que a terra deve ser registrada em nome do grupo (Associação, fundação, cooperativa, fraternidade, etc) e como reserva biológica e que no caso de extinção, seja passada para alguma comunidade similar conhecida ou para ABRASCA (Associação Brasileira de Comunidades Alternativas), que se responzabilizaria pela condução da mesma na forma semelhante à anterior, sendo que o trabalho continuaria com seu objetivo e missão comunitária. A Associção direciona os trabalhos conseguindo pessoas para a sua continuidade. A Associação serve de proteção à todos os grupos e a missão comunitária em geral. Cada grupo pode filiar-se à ABRASCA através de uma das suas regionais em sua região. Teremos que ter um estatuto e um regimento interno. A organização interna é fundamental e básica para o bom funcionamento da comunidade. A terra estando registrada em nome da comunidade, cria mais responsabilidades e participação de seus membros e evita o paternalismo, a centralização, ditadura pela posse, etc. O estatuto deve ser muito bem feito e com cuidado.
Como se mudar?
A pessoa deve, em primeiro lugar, aceitar a possibilidade da nova vida que optou, acreditar nela, buscá-la, querer a nova vida, compreendê-la profundamente, sentí-la em todos os níveis possíveis, amá-la de coração, para então vive-la integralmente até passar a SE-LA em essência e plenamente em si mesmo. Este preparo interior é muito importante, sendo que depois a pessoa se liberta dos laços da vida anterior, dívidas, anelos, família, sociedade, etc, ficando livre totalmente. Temos que ver e sentir a comunidade como a nossa casa e sentí-la de coração puro e aberto, aceitando-a conscientemente. É importante que todos ajudem materialmente na contrução, desenvolvimento e manutenção da comunidade, para que assumam a sua cota de responsabilidade em todos os planos e níveis e que sua estrutura interna e consciente de cada um, possa levar a comunidade para seu aspecto ideal e perfeito.
Primeiros dias na terra
Toda mudança requer adaptação interna prévia, para que, depois, no plano físico e emocional, e até mental, não hajam impactos, arrependimentos, choques, dúvidas, desistencias, etc. Se a pessoa já se preparou antes, os primeiros dias na vida nova e no novo local não serão difíceis, mas sim, cheios de alegria e criatividade plena. Quanto mais a pessoa se preparou e se conscientizou anteriormente, melhor será a sua adaptação à nova vida, mais feliz será a sua continuidade e assimilação da mesma.Teremos uma casa na cidade para contatos diretos da sociedade alternativa com a vigente, transmitindo à esta última, nossa experiência e vivência comunitária (no caso será minha casa atual ). A Comunidade logo que é formada deve iniciar seus trabalhos com agricultura, pomar, roça, construções, reformas, organização interna (regimento e planejamento), viabilidade econômica, contato social, cultural e espiritual, educação das crianças, ecologia do local, reservas, etc, pois todo o tempo é precioso e deve ser bem aproveitado, para aplicação imediata e com muito amor nos corações e paz nas mentes; além de tudo, com uma boa dose de tranquilidade.
Planificação da comunidade
A Comunidade deve ter uma organização que funcione, com um regimento interno claro e preciso, disciplina para despertar a auto-disciplina em cada um de seus membros, comissões de trabalho, setores, com coordenadores em cada área e, se quiserem, fazer o rodízio para que todos passem pela experiência integral da comunidade, definir bem as metas, finalidades e objetivos, busca interior e realização do ser como meta maior, alimentação adotada devera ser a mais natural possível, vegetariana e integral, bem como a própria agricultura que a mantém; desenvolver a consciência ecológica em cada um, equilíbrio em todos os planos através da conciencia ampla e desenvolvida, do conhecimento e auto-conhecimento, para a auto-realização de cada um de seus integrantes, Visar o Bem Comum para ter uma vida alternativa equilibrada, para uma sociedade humana e justa, verdadeira em suas bases e nas tônicas do AMOR E DA PAZ!!!
Subsistência da comunidade
A Comunidade deve estar organizada internamente para funcionar externamente e ter subsistência, que a levará a auto-suficiencia em todos os planos.
Internamente ter agricultura variada em hortas, pomares, roças, apicultura, fungicultura, jardins etc...,fontes de água e energia autonomas,produção de matérias para construções etc...
Externamente ter publicações, venda de arte e artesanato, local para cursos e palestras, etc, venda dos excessos dos produtos, trocas com os vizinhos, plantios "na meia"ou "na têrça", fabricação caseira de diversos produtos,
Departamentos
Templo ou sala de meditação, sala de terapias ou práticas de yoga (espirituais), farmácia e ambultório, biblioteca coletiva, escritório, atelier para artesanatos em geral, sala de artes, videoteca e estúdio de som, observatorio astronomico, cozinha e refeitório coletivos, depósito ou dispensa, paiol, ferramentaria, oficina, sala de sementes, herbário (plantas medicinais), casa de hóspedes, casas individuais para os residentes, sala de reuniões, palestras ou encontros, comunicação e contatos, divulgação e imprensa alternativa (boletins, livros, panfletos, etc), etc.
Muitas mudanças realmente serão ocasionadas pelas necessidades que vão surgir, Se agentes internos não agem, os externos fazem a sua parte e estimulam movimento e evolução, crescendo-se sempre para o "alto", para o SER.
Projetos sociais
Algumas propostas a serem descutidas com o grupo
Portal na Internet para auxilio na educação infantil com animações para download a serem usadas em escolas,sobre temas ecológicos, culturais etc... e vídeo-cursos de diversos assuntos ex: vídeo-curso de teoria musical onde a criança teria uma explicação sobre o assunto seguida de jogos de fixaçao do tema, dividido em níveis, talves possamos angariar fundos através de doações dos usuários para ajuda nos demais projetos.
Espaço para ajuda na recuperação de dependentes químicos que procurarem a comunidade em busca de libertação do vicio, auxiliado-os com tratamentos a base de ayoasca e outras plantas do gênero e oferecer um alicerce piscologico e moral.
Oficinas de permacultura nas favelas, ensinando as comunidades carentes a melhorarem suas condições de vida através de recursos que se encontrão ao alcance de todos,como técnicas de construção, geração de energia,sistemas de tratamento de esgoto etc...
Oficinas de permacultura nas escolas (já esta em andamento) construção de casinhas e utencilios de matérias recicláveis e exemplos dos recursos renováveis, tipo aquecedor solar,biodigestor,composteira de brinquedo etc...
Auxilio no assentamento de moradores de rua, penso em entrevistar os moradores de rua e formar grupos com os que demonstrarem interesse em mudança para uma aréa rural onde possam viver do seu trabalho,nos compramos a terra onde serão assentados ,ajudamos nas instalaçoes, ensinamos alternativas de geração de renda,e auxiliamos na parte comercial até que possam se manter,quando tiverem autonomia,passam a nos devolver o capital aplicado na terra em parcelas que sedemos,nos guardamos o dinheiro em uma poupança e quando for possivel repetimos o processo.
Adoção de crianças ,futuramente depois de ter uma estrutura estável e uma bagagem de experiência,adotar algumas crianças carentes para dar continuidade ao projeto, penso em ir a casas de apoio ensinar xadres ,violão etc... observar os que se destacam,os que tem sede de aprendisado e curiosidade para adotar,dar um alicerce educacional para que cada um futuramente tenha condiçoes de tirar outras crianças das ruas e assim sucessivamente criando uma corrente, serão os soldadinhos da paz .
Em breve postarei um tópico exclusivo para tratar destes assuntos no blog, depois publico as demais idéias ... caso tenham algo a acresentar me enviem por e-mail .
Referencias
O que são comunidades alternativas - Carlos A P Tavares
A Comunidade Alternativa - Eknath
Marcadores:
Visão Geral
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Comunidade em Morretes
Orkut
Tem ideias, sugestões , artigos , material para pesquisa ou algum assunto a compartilhar com o grupo, postem na comunidade do Orkut
Chat
Primeiro Encontro
Sobre a Comunidade
Infra-estrutura
Tecnicas de Bioconstruções
Artigos Relacionados
Contato wilpx2@hotmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário